Será que você respira corretamente?

Acho que não hein…

Thaíssa Candella
2 min readDec 3, 2019

Um dos momentos mais legais do workshop que levei na @mackenzie1870 de oratória para alunos lindos de Eng. Civil e de Prod. pela Escola Conquer está representado na foto abaixo em que falo sobre os tipos de respiração (e seguro o ar por uns muitos segundos).

Vamos lá! Peço que respire profundamente agora!

Como seu corpo se movimentou? Provavelmente seu tórax expandiu, seus ombros levantaram. Sucesso! Isso te mantém vivo, maaaaaas…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não é a forma como nascemos respirando. Sabia disso? E nem a “melhor” forma de se respirar, pois assim não conseguimos oxigenar nosso corpo de maneira profunda.

Como então é o “melhor”?
Existe um tipo de respiração chamada de diafragmática. De forma bem resumida, é o “respirar pela barriga”, onde seus ombros não levantam e seu tórax não expande, apenas a barriga enche e esvazia (seu pulmão “empurra” o músculo diafragma). Esse tipo de respiração é natural ao ser humano e a maneira mais profunda e primária de se respirar.

Já viu um bebê respirando?

Então, o estomago de um bebê se move a cada respiração e essa movimentação se deve por um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da torácica, o tal diafrágma.

Você pode me perguntar, mas quais os benefícios disso?

Vários, entre eles:
1. Mais tempo e domínio de ar
2. Relaxamento profundo, menos estresse (“respire fundo” em um momento de tensao não é a toa)
3. Equilibrio das nossas emoções por atingir o sistema nervoso
4. Diminuição da fadiga pois atinge nossos tecidos

IMAGINE agora você diante de uma reunião importante ou palestra com um grande público!

O nervosismo atinge a todos os seres humanos (não é um privilégio só nosso), o domínio da respiração é uma das chaves pra não “morrer” lá na frente, ter equilíbrio da liberação de hormônios e muito fôlego para toda a sua fala xD
#fikadica

Detalhes biológicos: Mais ar nos nossos pulmões, mais oxigênio no nosso corpo chegando aos vasos sanguíneos e oxigenando melhor todo o organismo, incluindo o cérebro, ou seja, suportando todos os nosso processo vitais.

Grata, Mackenzie, pela oportunidade! ❤️
Imensamente grata, @miriantbianchessi, pelo convite💙

Curtiu? Deixa seus claps e compartilha com pelo menos 1 pessoa 😌

Ah e se você quer saber mais sobre o assunto, como por exemplo, por que os adultos não usam naturalmente a respiração diafragmática, porque perdem isso ao longo do crescimento e várias outras dúvidas, curiosidades, comenta aqui embaixo e fica de olho nos próximos artigos!

--

--

Thaíssa Candella

DevRel Manager and Consultant | Public Speaking Teacher @EscolaConquer | Coding Teacher @Laboratoria | Community Manager @GDGCampinas